Projeto atualmente ministrado por
Projeto atualmente ministrado por
Situação: Ativo
Alunos por turma:
Faixa de idade: 12 á 30 anos
Consiste em:
OBJETIVOS GERAIS: Fornecer ao aluno os recursos técnicos (práticos e teóricos) que são utilizados para execução e interpretação do repertório popular (incluindo estilos: Jazz, Música Brasileira, Blues, Rock, Música Erudita) em qualquer situação, como arranjador, instrumentista e/ou compositor.
II – OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Fazer com que o aluno esteja suprido técnica e musicalmente de modo a ter em seu repertório um conjunto de peças musicais suficientes para a apresentação, podendo apresentar-se como solista e ou em grupo.
Justificativa
A batida do tambor mexe com a mulher de dentro para fora, tocar tambor é algo sagrado. A batida do tambor é visceral é batida do coração, é útero é a batida ancestral,que abre vários canais de comunicação.
Segundo os dados do IBPE (2011), as mulheres negras são a maioria da população feminina no Brasil. Entretanto, os estudos atuais mostram uma realidade bastante contraditória: As mulheres negras – então representadas por 50% da população feminina brasileira, convivem com um número de homicídios que ao decorrer do tempo aumentou,enquanto diminuiu entre as mulheres brancas. 61% das brasileiras negras realizam trabalho doméstico que historicamente é desqualificado na sociedade. Elas são as maiores vítimas de violência doméstica e sua mortalidade é maior que a das mulheres brancas.
O mapa da violência lançado em 2015 mostra que somente na cidade de Florianópolis, entre os anos 2003-2013 a quantidade de homicídios de mulheres mais que dobrou. Logo constata-se que as políticas públicas em prol das mulheres deve ser mais efetiva e além disso há um grupo de pessoas que está sendo amplamente prejudicado. Isto implica que as relações sociais e econômicas do Brasil Colônia deixaram forte herança em nosso Brasil contemporâneo. A expressão cultural é uma forma dos negros identificarem e reconhecerem sua cultura e não apenas ficar à margem dela.
Formamos um grupo de mulheres afro‐descendentes, residentes em Florianópolis, provenientes das várias regiões do país, unidas pelo propósito de contribuir para o nosso empoderamento, elevando a nossa auto‐estima e de outras mulheres, com o resgate da história e cultura afro‐brasileiras, através do protagonismo negro na música. Possibilitando também a geração e o incrento da renda
familiar e estimulando a cultura de paz. Estaremos compartilhando e divulgando, a tradição ancestral do toque do Tambor.